terça-feira, 31 de julho de 2012

http://forumdashortas.criarforum.com/


Foi criado um fórum de discussão por alguns apaixonados pela agropecuária, no qual também colaboramos, usando as palavras do amigo Januário http://tubaral.blogspot.pt/: "usem e abusem" ...acrescentando conhecimento.

Link do fórum:

Extracção da cortiça.

 Passados dez anos da última extracção foi este mês mais uma tiragem de cortiça nos três Sobreiros da Quinta.
Sobreiro com autorização para ser abatido uma vez que ameaça cair,
ficou com o pé frágil devido a um incêndio há alguns anos. 








                               

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Maça Reineta

Este ano apesar de uma inicio de ano quente o fruto desenvolveu-se e as macieiras estão carregadas e com uma poda correctamente efectuada não existe para já nenhuma árvore a necessitar de estacas.



Há mais de 7 500 espécies e variedades de maçãs. As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número considerável de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 °C) para terem o rendimento ideal na colheita.

Bloco de notas da quinta:
Rosaceae é uma Família botânica com grande número de espécies. O grupo inclui mais de 110 gêneros e 2 000 espécies que abrangem plantas ornamentais, como rosas e frutíferas, como a maçã. (in Wikipédia)

domingo, 29 de julho de 2012

O CARDO DO COALHO.

Depois de secas as flores do cardo são utilizadas no fabrico do queijo, como coagulante do leite. Durante os meses de Junho, Julho e Agosto estas flores são abundantes. A parte que se usa como coagulante são apenas os tubinhos de cor violeta. 

Como secar o a flor do cardo?

É simples, corta-se a flor e pendura-se à sombra.




Marmelos da Quinta.

Este ano os frutos do Marmeleiro são de melhor qualidade e maior calibre.


Foto de 14-04-2012,  árvore que produz os frutos nas
fotos acima e abaixo.





O Marmeleiro é uma planta de porte médio (3 a 6 metros), de folhas oblongas e caducas, de sistema radicular superficial e fasciculado, com tronco tortuoso e copa arredondada. É uma árvore melífera, com flores alvas ou róseas. Os frutos são, normalmente, amarelos quando maduros, grandes, bastante aromáticos e adstringentes.
___________________________________________________
Bloco de notas da quinta:
Origens geográficas: Ilha de Creta.
Dimensões adultas: Altura até 6/7 metros, largura até 6 metros.
Folhagem: Caduca e oblonga
Tipo de solo: Todos, menos os solos com demasiado calcário.
Clima: Rústico até -25°C. Um gelo durante ou após a floração pode comprometer a produção do ano.
Exposição: Sol, ao abrigo dos ventos e geadas primaveris.
Polinizadores: Auto-fértil.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

PERA (PYRUS COMMUNIS)

Deliciosas já começam a cair as primeiras; muito duras mas com um sabor óptimo e cheiro intenso. 


domingo, 22 de julho de 2012

Remoção de pinheiros atingidos pelo nemátodo.

Temos na Quinta um estaleiro permanente de aproveitamento de lenhas resultantes de podas, árvores secas e eucalipto normalmente usamos estas lenhas no nosso aquecimento e também vendemos a alguns amigos. 


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Começam a formar-se os Ouriços.

Começam a surgir os pequenos ouriços de Castanhas, é essencial pelo menos uma rega natural em Agosto e outra em Setembro, caso contrário a produção dependerá da riqueza dos solos.




segunda-feira, 16 de julho de 2012

Há um ano tudo recomeçou assim!


QUINTA DA FONTE COBERTA

    Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela".
Albert Einstein
    Ao criar este blog desejo sobretudo partilhar conhecimentos e experiências com outras pessoas que possuem terrenos (que estavam abandonados até agora, os meus) e que têm gosto em lidar com a terra e GOSTAM ACIMA DE TUDO DE RESPEITAR A NATUREZA.
    Aquilo que pretendo fazer é recuperar um conjunto cerca de 6 hectares de terras dispersas e tratá-las como se de uma quinta se tratasse; tentar inverter o rumo do abandono a que a maioria dos portugueses dedica à terra ou seja à fortuna que ela nos pode dar; mesmo que não seja monetária à uma fortuna que a terra nos dá que é incalculável.
    Vale mesmo a pena cultivar os nossos próprios legumes, uma vez que podemos em grande parte prescindir dos preparados químicos normalmente usados para proteger as plantas, além de as podermos adubar com um composto mais natural.    Uma outra vantagem é que podemos escolher as variedades de legumes de acordo com o nosso gosto individual. E, claro, é bastante agradável poderem-se até cultivar espécies difíceis de encontrar à venda no mercado. 

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O processo biológico mais importante do planeta.

A fotossíntese é um dos processos biológicos mais importantes da Terra, pois é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para as plantas, mas também para muitos outros seres vivos. Por libertar oxigénio, indispensável para a respiração dos animais e por consumir dióxido de carbono, gás muito tóxico, a fotossíntese tornou e mantém o nosso planeta habitável.




quarta-feira, 11 de julho de 2012

domingo, 8 de julho de 2012

Tomate cherry cruzado com Marmande.

O primeiro maduro obtido a partir do cruzamento de plantas, cruzamento natural efectuado por insectos (abelhas).


sábado, 7 de julho de 2012

http://forumdashortas.criarforum.com/

Foi criado um fórum de discussão por alguns apaixonados pela agropecuária, no qual também colaboramos, usando as palavras do amigo Januário http://tubaral.blogspot.pt/: "usem e abusem" ...acrescentando conhecimento.

Link do fórum:


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Abrunhos de Sicó. Experiência comprovada.

Quando descobrimos esta cultura no meio da vegetação invasora os frutos eram amargos; depois de uma poda executada em 2010 os frutos tornaram-se doces 2012 é o reinicio da produção com frutos saborosos. 




domingo, 1 de julho de 2012

Prunus persica - Pessegueiros



Esta foi mais uma colheita de um mês difícil de superar em termos de produtividade. Este ano a lepra não atacou os Pessegueiros, a colheita vai estender-se ainda até Julho. 

"O pessegueiro (Prunus persica) é uma pequena árvore, nativa da China, de folhas alternas e serradas,flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave." in Wikipédia

Também colhemos algumas Nectarinas  (pêssego careca) mais não dispomos de nenhuma foto com qualidade aceitável.

Solo
O pessegueiro é uma planta que não tolera excesso de humidade, ou valores elevados de calcário activo. Não suporta solos com calcário activo superior a 8%, sobretudo quando o porta enxerto é franco, e em condições de asfixia, não devem ser ultrapassados os 3%. Actualmente a selecção de novos porta enxertos permite a utilização de solos com 15 a 18% de calcário activo. O pessegueiro requer solos com espessura efectiva superior a 80 cm, de textura franco arenosa, bem drenados, bem estruturados e com pH neutro a ligeiramente alcalino.

Polinização
Os pessegueiro que temos na Quinta são autoférteis, isto é, uma grande percentagem da frutificação provém de autofecundação. Apesar disso, os insectos, principalmente as abelhas, desempenham um papel importante neste processo, como aliás já vimos neste blog. 

Pragas e Doenças
Entre as doenças causadas por fungos destacam-se a Lepra (Taphrina deformans), o Chumbo (Chondrostereum purpurueum), o Oídio (Sphaerotheca pannosa var. persicae) e as Podridões dos frutos (Monilia laxa e Monilia fructigena). As pragas com maior importância são os Afídeos, Cochonilha de S. José (Quadraspidiotus perniciosus) e Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis Capitata). O controlo das pragas e doenças é muito importante determinando a qualidade dos frutos e a sua conservação.