DIÁRIO DA QUINTA
Hoje foi um dia intenso de trabalhos na Quinta, particularmente no Celeiro Novo. Todos os anos tínhamos um lacuna imensa no que respeita ao armazenamento de excedentes e guarnições de Inverno, este ano tudo mudou, construímos dois novos locais de armazenamento de lenhas e reforçamos a capacidade de armazenamento de excedentes e não vamos ficar por aqui...devo referir que tive uma importante ajuda na concretização destes projectos, sem os amigos e a família nada disto se teria feito...deste modo deixo publicamente o meu MUITO OBRIGADO especialmente àqueles amigos que abdicaram de um dia de praia para me ajudar . Para além das ajudas de mão de obra também recebi ajudas de matéria prima embora a Quina tenha muito Pinhal, Castanheiros e alguns Eucaliptos houve ainda um amigo que ofereceu à Quinta todo o seu Pinhal seco e atingido com o nemátodo (cerca de meio hectare)...como se não bastasse estas ajudas houve ainda outro amigo que ofereceu à Quinta o transporte do Pinhal que eu derrubei e rolei para o Celeiro Novo. Nem tenho palavras para expressar a gratidão que sinto pelo que fizeram.
E como uma Quinta é um ecossistema complexo e sempre a necessitar de manutenção o dia chegou ainda para a sacha das alfaces, couves roxas, alho francês e brócolos.
A MINHA VARANDA AGRÍCOLA.
Hoje é também a inauguração de uma nova rubrica, na Quinta tenho algumas varandas tradicionais e convencionais, apenas uma reúne as condições essenciais para a existência de uma espécie de jardim-horta (permitam-me a expressão). No entanto este tema que vou explorar pretende apenas encorajar aqueles que colocam umas plantas artificiais na sua varanda a converterem a sua varanda num jardim-horta que represente um alivio na carga financeira de quem depende absolutamente do hipermercado para sobreviver.
Algumas condições fundamentais para uma varanda agrícola.
1- Ter luz solar.
2-Se possível orientada a nascente.
3-Pelo menos 2m2 de área.
Varandas de sonho
Esta é a minha favorita note que as ervas aromáticas se encontram sempre frescas numa pequena horta vertical por cima do Lava-louça.
Algumas ervas aromáticas que podem ser cultivadas no nosso Jardim-Horta:
1-Serpão,
2-Hortelã,
3-Coentros,
4-Salsa,
5-Oregãos,
6-Rosmaninho,
7-Louro,
8-Arruda,
9-Alecrim,
10-Arnica,
11-Funcho,
12-Erva cidreira,
13-Camomila,
14-Alfazema,
15-etc.
Se conhecer mais alguma erva aromática que possa ser cultivada em varanda por favor acrescente o seu contributo a este blog...deixe um comentário.