sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Continuando a explorar o imobilizado da exploração agrícola

Arado é um instrumento que serve para lavrar (arar) os campos, revolvendo a terra com o objetivo de descompactá-la e, assim, viabilizar um melhor desenvolvimento das raízes das plantas. Expõe o subsolo à ação do sol, ajudando a aumentar a temperatura e apressar o degelo. Também enterra restos de culturas agrícolas anteriores ou ervas daninhas porventura existentes. Melhora ainda a infiltração de água no solo e a aeração, além de realizar a construção de curvas de níveis. É uma das etapas agrícolas que antecede a semeadura. Além desse objetivo primacial, a aração permite um maior arejamento do solo, o que possibilita o desenvolvimento dos organismos úteis, como as minhocas, além de, alguns casos, permitir a mistura de nutrientes (adubos, químicos ou orgânicos; corretivos de acidez, etc.). O arado é capaz de descompactar uma camada de solo que pode chegar aos 70 cm de profundidade.

Foi uma das grandes invenções da humanidade, por permitir a produção de crescentes quantidades de alimentos e o estabelecimento de populações estáveis.





quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Alfaias e equipamentos agrícolas.

Falar de imobilizado  de uma exploração implica obviamente explorar os seus elementos, o reboque agrícola é uma ferramenta essencial e serve para muitas finalidades, desde o transporte de adubo para os campos, ao tranporte das colheitas obtidas.










terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O imobilizado da exploração agrícola.

O imobilizado de uma exploração deve adequar-se ao tipo de produção nela existente. E pode ser desde alguns milhares de euros a muitos milhões.

Da simples ferramenta manual de 5 euros ao elaborado tractor de 40.000 euros, até ao equipamento de segurança e a vestuário próprio são muitos os investimentos que o agricultor precisa de fazer. 




Bloco de notas da quinta:




·

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

OBJECTIVOS DE PRODUÇÃO 2014

A campanha 2014 começa no seu melhor com um mês de Dezembro com elevada produção que se deve á produção de cogumelos em cave climatizada e com controlo de humidade.


Bloco de notas da Quinta: 


A partir do dia 15-01 conseguimos já saber se a campanha da batata de sequeiro pode ser efectuada na sua época correcta, uma vez que deve ser antecedida de 15 dias sem chover.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Novo espaço dedicado á pecuária.

Estamos a executar um novo projeto que vem colmatar algumas falhas na nossa exploração pecuária o novo espaço será sobretudo dedicado á produção de aves para carne.

Hoje dia chuvoso é tempo de estudar a futura instalação.

A agricultura do futuro usa tecnologia portuguesa

Link:

A agricultura do futuro usa tecnologia portuguesa

''O projeto Apollo usa sensores e redes sem fios para criar sistemas de monitorização remota, a começar pela agricultura''.



domingo, 5 de janeiro de 2014

Terras encharcadas

Campo dedicado á cultura de batatas de sequeiro completamente encharcado para a etapa de correcção de solo.





quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Podas na vinha

Bom 2014 para todos os leitores, com muita saúde e culturas á mistura.

Uma prática bastante ecológica que já praticamos há  vários anos é o aproveitamento das vides na poda das vinhas..são óptimas para usar nos fornos a lenha.

Basta orientar o pessoal da poda para nunca deixar vides além dos 40cm.

Boas podas...