terça-feira, 23 de outubro de 2012

SUSTENTABILIDADE À LAREIRA.

Ciclo de carbono neutro.

Agora vamos iniciar a época dos serões à lareira e nada melhor do que algumas notas para melhorarmos a eficiência do nosso aquecimento e adoptarmos uma atitude mais sustentável.

A madeira é considerada energia solar armazenada, sendo os seu componentes: água, luz solar e dióxido de carbono. A madeira só liberta ( durante a queima ) a quantidade de dióxido de carbono que esta extraiu do ar enquanto ser vivo, recuperando-o quimicamente  enquanto árvore. Contudo é indiferente se a madeira apodrece na floresta ou é utilizada num recuperador para aquecimento doméstico, melhor ainda é evitar que a madeira alimente incêndios florestais. A libertação de dióxido de carbono será sempre a mesma. Durante o seu período de vida ou durante o processo de queima.

O dióxido de carbono libertado durante o processo de combustão é absorvido posteriormente pelas restantes árvores, criando assim um ciclo natural de absorção de dióxido de carbono, isto é, carbono neutro.

A sociedade e o planeta requerem fontes de energia ''limpas'' do ponto de vista ambiental e produzidas de uma forma sustentada para garantir a qualidade de vida e o futuro das gerações vindouras. 

Quando escolher a sua lenha, tenha em atenção as árvores que existem em maior abundância na sua região. Desta forma estará a contribuir para a melhoria da gestão florestal da sua zona e a evitar o transporte de lenha entre as diversas regiões.

Uma saudável Gestão florestal implica o corte de árvores seleccionadas e a replantação de novas árvores sempre que necessário, no entanto, se o ecossistema estiver saudável naturalmente nascerão novas árvores autóctones. 

Mais à frente vamos falar sobre os tipos de lenha ao nosso dispor e suas vantagens e desvantagens.


1 comentário:

Cathy disse...

Aqui em casa fazemos bem a nossa parte.
O cilindro (termo-acumulador) está desligado da ficha (energia eletrica) há mais de um ano. Temos uma caldeira a lenha que nos aquece a água para os radiadores (para mim mais eficaz que o piso radiante), para o banho e cozinha.
Além disso, coloquei no centro da sala de jantar (que fica também no centro da casa) um fogão de sala que nos ambienta a casa toda em poucos instantes (neste momento é uma salamandra, mas espero um dia colocar um recuperador de calor).
Nos anexos tenho ainda um fogão a lenha de ferro que utilizo quanto faço assados, e aproveito também para fazer comidas mais elaboradas/demoradas.
Não há calor como o da lenha! Dá muito trabalho, arranjar (cortar na floresta, traçar, rachar), arrumar, trazer para junto dos fogões e depois limpar as cinzas. Mas o calor da lenha é diferente.