domingo, 1 de janeiro de 2012

CALENDÁRIOS DE ACTIVIDADES 2012 - SOUTOS


Os trabalhos de 2011 ainda não estão terminados, só ao longo desta primeira quinzena será possível ultimar algumas actividades projectadas para Dezembro. No entanto é tempo de delinear as estratégias de 2012, este ano pretendo pormenorizar algumas tarefas no sentido de realizar um trabalho mais cuidadoso e tecnicista.




Os Soutos da Quinta:


Souto do Lagar (óptimo calibre e qualidade)
Souto das Baleiras (o que dá mais quantidade)
Souto da Cardiga (qualidade selecção)
Souto da Assentada (péssima colheita 2011 devido à seca extrema)
Souto do Nascente 
(inacessível em 2011) 
Souto do Vale Coelho (inacessível em 2011)





O GRANDE SOUTO DAS BALEIRAS E O SOUTO GOURMET DA CARDIGA.


Bloco de notas da quinta:
O que é um Vardo?
Na região centro interior chamam vardo à técnica de juntar a grama (vegetação resultante da monda) em montes ao fundo dos Castanheiros (nos terrenos íngremes), com o objectivo de segurar os ouriços quando o vento os manda ao chão. Deste modo, fica facilitada a apanha da castanha.



Práticas sustentáveis  vs Técnicas agrícolas.

Insecticidas naturais.
Na Quinta da Fonte Coberta a partir de hoje todos os insecticidas presentes na farmácia agrícola foram selados e não serão mais utilizados em hortas para consumo alimentar. Os insecticidas utilizados na produção a partir de hoje  também são extraídos da própria natureza.





Mensagem de agradecimentos aos leitores na Russia:
Сообщение благодаря читателям в России:
Дорогой читатель благодарности России за посещение этого блога о земледелия и животноводства хотели бы оставить свой вклад будет привилегией для источникапокрыта четверг.