terça-feira, 8 de outubro de 2013

''O Solo e os solos agrícolas''.

O SOLO É UM SISTEMA VIVO



Geralmente, o solo é descrito como um corpo tridimensional, podendo ser, porém, ao se considerar o factor tempo, descrito como um sistema de quatro dimensões: tempo, profundidade, largura e comprimento.


Um solo é o produto de uma acção combinada e concomitante de diversos factores. A maior ou menor intensidade de algum factor pode ser determinante na criação de um ou outro solo. São comummente ditos como factores da formação de solo: clima, material de origem, organismos, tempo e relevo.

O PH do solo agrícola.
O PH é uma escala que mede se o solo é ácido, neutro ou alcalino, indicados por números de 0-14, sendo 0 extremamente ácidas e 14 sendo extremamente alcalina. A maioria das plantas preferem um solo neutro, intervalo de 6-7. Assegurar que o pH é quase neutro é importante, pois os nutrientes não são acessíveis às plantas se o solo é excessivamente ácido ou alcalino. Isso resultará em crescimento atrofiado ou folhas descoloridas.

Glossário:
Concomitante = ao mesmo tempo que.


Bloco de notas da quinta:
O tipo de solo é o fator mais relevante a ser considerado para a produção. O solo deve ser encarado como um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases do seu ciclo de vida. Devem ser analisados os aspectos físico, químico e biológico dos solos.