terça-feira, 6 de março de 2012

Desbaste da floresta da Quinta e Poda do Souto.

Este ano não me deixei enganar por falsos podadores diplomados em chico-espertismo.. então informei-me junto de um Eng. Agrónomo e eu próprio orientei o corte das madeiras para aproveitamento principalmente nos Amieiros, nos Castanheiros e também no Eucalipto embora neste último as instruções que dei foram simples, ou seja, um corte pelo pé, desramação e guinchamento (com tractor pesado) até área acessível ao transporte. Abaixo estão alguns exemplares de Eucalipto e Castanho que ainda tenho para aproveitamento e venda. Normalmente para a madeira de Castanho tenho sempre compradores todos os anos, aliás por vezes nem consigo satisfazer todas as encomendas, pois esta madeira é escassa no mercado e é utilizada em mobiliário de luxo principalmente.

O produto que neste momento tenho em stock e a sua procura caiu foram as ''tocas de castanho'', ou seja são pés de Castanheiros centenários alguns com 2 metros de diâmetro e já chamuscados pelos fogos mas intactos de podridão, estas tocas servem essencialmente para executar bares no seu interior, garrafeiras ou até outros trabalhos.

A poda do Souto é executada com o ciclo vegetativo estagnado e no período Dezembro até Fevereiro; a madeira extraída fora destes parâmetros danifica a árvore com efeitos irreversíveis e não apresenta qualidade (nem semelhante) à madeira cortada dentro deste parâmetros.


O tronco da esquerda apresenta a ''bica'' - técnica utilizada pelo
motosserrista experiente permite que a árvore ao cair rode
caindo assim para o local escolhido  pelo motosserrista, esta técnica
também evita o efeito de esgalhamento e chicote.