quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Lesmas, lesma assassina e caracóis por todo o lado

Adversidades atrás de adversidades

Com a humidade nocturna é vê-las por todo o lado. Para já continuamos a retirar alguns caracóis e lesmas manualmente e retiramos folhas de couve que permitem ás lesmas passar de uma couve para outra.
Mas estes bicharocos estão a ganhar a luta e se tudo continuar assim, vamos ser obrigados a abdicar do modo biológico em todas as culturas de couve incluíndo no viveiro.

Até no alho francês andam lemas.......raios...raios.....

A lesma assassina, conhecida cientificamente como Arion lusitanicus, é também chamada a "lesma espanhola" porque é nativa da Península Ibérica. A lesma é hermafrodita e reproduz-se rapidamente. Mais agressiva do que a lesma preta natural, come as lesmas mais fracas.


A lesma assassina começou a espalhar‑se pela Europa há mais ou menos trinta anos, viajando como ovos na terra de plantas envasadas. Esta rota é a maior fonte de infestação de hoje.

A lesma assassina é só um exemplo de uma ameaça muito maior da biodiversidade da Europa pois espécies alienígenas ou espécies não‑nativas fixam-se e espalham-se por todo o continente como resultado das actividades humanas. A maior parte chega como passageiros clandestinos e são transportadas involuntariamente por todo o mundo. A Convenção das NU sobre a Diversidade Biológica identifica a ameaça de espécies alienígenas invasivas como uma das grandes ameaças à biodiversidade mundial.

Bloco de notas da Quinta:
Casca de ovo é um bom componente a adicionar ao solo quando se pretende atacar lesmas e caracóis.