terça-feira, 24 de abril de 2012

O viveiro natural dos tomateiros.

A segunda fase de tomateiros já é uma realidade os mais precoces chegaram ainda em Março no entanto os tomateiros de viveiro natural estão agora prontos para o transplante. Estes tomateiros são o resultado de sementes aproveitadas dos tomates do ano passado e algumas estão no campo desde Outubro do ano passado, agora foi só mexer a terra em fins de Março e vão ser centenas de pés para transplantar. Até o resto de uma salada pode ser uma fonte de sementes basta entornar esse resto (onde ficam sementes) na terra mexida e volte a mexer a terra depois de entornar vai ser surpreendido com um alfobre de tomateiros se este solo tiver boas condições de luminosidade e drenagem.
Nesta cultura considero-me com alguma à vontade para falar até porque já possuo algum conhecimento resultante da experiência acumulada.  

Época do Tomateiro, fora de estufa só produzem a partir de Maio.
Em 2011 a época só terminou em Dezembro devido ao calor tardio.
O espaçamento deve ser respeitado, pois o tomateiro vai necessitar de uma estrutura suporte para se apoiar. 

O tomateiro necessita de muita luz, quando é cultivado em estufa deve até aplicar-se lâmpadas incandescentes para aumentar a sua produção e não suporta água na ramagem as chuvas tardias de Maio comprometem as plantas mais frágeis que devem ser abatidas de imediato para não contaminarem as outras nem o solo.

Tomate cacho - colheita 2011

Tomate marmande - colheita 2011
Tomate cereja - colheita 2011