sábado, 28 de abril de 2012

Sulfato da Batateira.

Uma vez que existem fortes indícios de ameaça de míldio  senti-me obrigado a efectuar uma cura com um produto não sistémico e tive de recorrer a produtos já selados na Farmácia Agrícola. Escolhi o VITIPEC por se tratar de um não sistémico e menos agressivo para o meio-ambiente.

Huff já não estava habituado à máquina de sulfatar às costas com vinte litros de água.

Para aplicar o sulfato escolhi esta tarde sem chuva uma vez que assim permitiu que a cura secasse na planta e assim vai actuar de certeza. 

Uma vez que o produto não é sistémico o intervalo não poderá exceder os dez dias e mesmo assim é preciso estar atento por vezes uma hora de atraso pode comprometer toda uma colheita com estas condições atmosféricas. 




Bloco de notas da Quinta:
O VITIPEC AZUL é um fungicida preventivo, penetrante, que actua sobre as infecções primárias ou secundárias do míldio em batateira, tomateiro e videira.

Tipo de Produto: Fungicidas
Formulação: Pó molhável com 6% (p/p) de cimoxanil* e 37,5% (p/p) de folpete
Família Química: Acetamida e N-tiotrihalometilo
Número APV: 1619
Classificação Toxicológica: Nocivo/Perigoso para o ambiente

Embalagens:
. 200g
. 15Kg

Blogoteca da Quinta.

O blog  http://quintadafontecoberta.blogspot.pt/ é visitado na sua maioria por recomendação de outros blogs interessantes e amigos. Quero agradecer publicamente por estar incluído nesta rede de partilha. Não venho aqui escrever para ser reconhecido financeiramente, se assim o quisesse teria de escolher outro tema longe da agropecuária, no entanto aquilo que pretendo é sobretudo partilhar e obter partilha de ideias e ideais ecológicos e relacionados com esta filosofia pela qual me faço reger. Ainda cheguei há pouco tempo há web mas já me familiarizei com alguns blogs que vou lendo e me identifico e também já me é familiar a partilha que o blog Quinta da Fonte Coberta representa para alguns leitores. Lancei há dias uma nova aplicação que brevemente vai também acrescentar a esta rede os blogs interessantes que sigo e por vezes servem de inspiração para a Quinta. É muito gratificante poder partilhar conhecimento com pessoas de todo o mundo e beber de uma sabedoria que não vêm nos livros nem se aprende nas universidades. 
Quem sabe se um dia ainda criamos algum associativismo baseado no interesse comum dos blogs que redigimos? 

Obrigado muito especial para:
http://www.diariodacozinha.blogspot.pt/
http://ahortadojoao.blogspot.pt/
http://diariodevidanatural.blogspot.com/
http://tubaral.blogspot.com/