quarta-feira, 20 de julho de 2011

ALFACE


 Na minha quinta produzo alface preta, lisa, escarola e faço um plantio de forma a não armazenar em frigorífico mas sempre na terra a todos os quinze dias verifico na terra a quantidade de alfaces para que não falte à mesa.
Hoje tal como muitos outros dias foi só chegar à horta e cortar a alface tenra e deliciosa de sempre sem fertilizantes nem pesticidas... apenas terra e água............humm que óptima salada ao almoço, tudo produzido na minha quinta alface, tomate e cebola vermelha.
 A alface, vegetal de grande importância e aceitação na alimentação humana, é consumida normalmente crua em saladas, sopas e esparregado.
 Pertence à família das Asteráceas, assim como a chicória, a escarola e a alcachofra.A maioria das Asteráceas é cultivada pelas suas folhas comestíveis, embora nalguns casos se aproveitem outros órgãos.As folhas são essencialmente constituídas por água, mas fornecem vitaminas, minerais e fibras à dieta humana. As principais vitaminas da alface são A e C.O valor nutritivo da alface varia em função da cor das folhas: as folhas esbranquiçadas do interior do repolho são menos nutritivas do que as folhas exteriores. As alfaces de folhas e romanas tendem a ser mais ricas em fibras, vitaminas e minerais do que as alfaces de repolho.A alface possui, em grau moderado, acção sedativa ou calmante, antiespasmódica e béquica, devido à presença de lactonas sesquiterpénicas. Estas propriedades medicinais verificam-se em maior grau no tipo L. virosa. No nosso país, a alface, é cultivada tanto em estufa como ao ar livre. As grandes áreas de produção concentram-se perto dos grandes centros populacionais do litoral, nomeadamente, na região Oeste, Entre-Douro-e-Minho e Beira Litoral. Actualmente a produção nacional ronda as 56 mil toneladas numa área de 2500 ha (INE 2004). Para a obtenção de um produto final que reúna as características exigidas numa alimentação saudável, deverá recorrer-se a práticas culturais adequadas, segundo as Boas Práticas Agrícolas, procurando também não contaminar os solos e a água. A produção de alface de acordo com as metodologias preconizadas em Produção Integrada conduz à obtenção de produtos mais saudáveis, com menor teor de nitratos, de metais pesados e de resíduos de pesticidas.

Bloco de notas da quinta:
Origens geográficas:  Leste do Mediterrâneo
Dimensões adultas: Altura até 50cm quando espiga, largura até 75cm.
Tipo de solo: A alface é planta levemente tolerante à acidez do solo, preferindo, no entanto, terras com pH de 6,0 a 6,8.
Pelo facto de possuir sistema radicular muito superficial, não pode explorar grande extensão do solo, em busca de fertilizantes. Tem preferência pelas terras soltas, férteis e ricas em húmus, que devem ser previamente bem preparadas e adubadas
Clima: Se residir num local onde  o Clima é constantemente Frio deverá ser plantada de Março a Outubr, caso resida num local com o clima quente poderá ser plantada todo o ano.


.

Sem comentários: