terça-feira, 15 de novembro de 2011

LEGUMES BULBOSOS AROMATIZANTES NA QUINTA

ALLIUM CEPA             -              ALLIUM SATIVUM


Existem muitas variedades de legumes bulbosos aromatizantes, no entanto, apenas exploro três tipos e alguns sub-tipos (permitam a expressão).
Aqueles que já produzi são: a cebola (branca e roxa), o alho e o alho francês. Em cada cultura tenho mais prazer na exploração destes legumes, pois representam sempre um investimento de trabalho seguro e por vezes surpreendem-nos com o tamanho fantástico...além disso é muito fácil a apanha de sementes nomeadamente a da cebola.

ALLIUM PORRUM

Agora estamos quase na altura da sementeira de alho e na imagem nº2 mostro algumas das sementes que tenho para lançar à terra. 
A sementeira do allium sativum deve respeitar a ilustração acima, ou seja as sementes devem ficar com cerca de 5 cm de terra em cima e devem ficar separados cerca de 15 cm. (perdoem o web design).
Muitas pessoa prescindem de usar este legume devido ao seu cheiro muito intenso, no entanto existe uma maneira de controlar este ''problema''; o alho deve ser mergulhado em água quente por momentos e de seguida deve ser guardado em frascos de azeite. O azeite pode ser utilizado mesmo depois/durante este processo, aliás o azeite fica aromatizado e torna-se um produto gourmet muito caro quando comprado....aqui fica mais uma dica. 
Já agora, quando da colheita resultar um produto de dimensões reduzidas e não lhe consigam tirar a casca, é simples, coloquem os alhos no micro-ondas durante cinco segundos á potência máxima (800w  aprox.)