domingo, 13 de novembro de 2011

A Quinta em expansão.

    Agora é tempo da colheita da Castanha, este ano já valeu a pena a minha mobilização de familiares e amigos para colher uma pequena parte daquilo que todos os anos se perde para os animais selvagens. A castanha é a mais valia da Quinta.. no último post publiquei um gráfico que demonstra a grandeza  do Souto que ainda se encontra parcialmente abandonado (mas tudo está a mudar). Este fim de semana consegui mobilizar 15 pessoas para a apanha de castanha.

Os Soutos da Quinta:

Souto do Lagar (óptimo calibre e qualidade)
Souto das Baleiras (o que dá mais quantidade)
Souto da Cardiga (qualidade selecção)
Souto da Assentada  
Souto do Nascente 
Souto do Vale Coelho (inacessível este ano)


    A estrada que nos leva ao Souto da Cardiga está cortada devido há existência de uma mina de água, com o temporal alguns pinheiros caíram e a estrada alagou  na curva da mina, infelizmente já lá vai muito tempo que isto está assim e a Junta de freguesia nada faz, se houvesse um incêndio nem havia como passar, até mesmo um helicóptero tem dificuldade em chegar a este local, pois trata-se de um vale muito  profundo e estreito, enfim estão demasiado preocupados com a crise e não percebem que aquilo que pode mudar o nosso (entenda-se de Portugal) cenário é precisamente estimular o aparelho produtivo do país. Alias já nem falo em estimular o aparelho produtivo basta apenas que permitam que as pessoas possam trabalhar pelo país.





A pocilga 


Esta pequena pocilga já produziu muitas toneladas de carne, actualmente só tem dois habitantes.


A couve de horto está com óptimo aspecto já saíram desta horta muitas folhas para tratamento de animais meus e dos amigos, esta horta também já gerou muitos caldo verdes e outros cozidos.


Os bróculos estão também com bom aspecto.



A couve roxa está agora melhor com as chuvas.



Devido há falta de tempo o Scooby vive ainda numa casota improvisada.


O alho francês foi plantado em terreno que era pousio mas também está a evoluir favoravelmente com alfaces e couve roxa.







As Nogueiras bravas estão quase a dar madeira mas precisam ainda do corte de ramos até cerca de 3,5 da cupula (processo a executar em Janeiro). Mais um ano ou dois e dão corte.


Outras imagens da Quinta.














Ao fim do da apanha de Castanha ainda houve tempo para dar um passeio até ao miradouro da barragem.



PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS ANTI-CRISE

As assadeiras estaladas que já não podem ir ao forno dão vasos fantásticos, este tem oregãos.