domingo, 31 de julho de 2011

PREPARAÇÃO DAS SEMENTEIRAS e PLANO DE TRABALHOS DE AGOSTO

Os últimos dias têm sido sobretudo dias para delinear estratégias, preparar terras e iniciar as lavouras das próximas sementeiras. Durante o mês de Julho devido à falta de tempo perdi totalmente a colheita das Ginjas, tenho poucas Ginjeiras, apenas aquelas que plantei na minha infância pelo deleite de ver crescer uma árvore; assim neste momento tenho algumas, mas vou precisar de cortar cerca de quatro até porque as plantei muito perto umas das outras.

Agenda de trabalhos do mês de Agosto:

·         Executar de lavouras para as sementeiras de couve e nabo.
·         Executar lavoura para o plantio fixo de couve nabo e alface.
·         Iniciar a limpeza do souto de Castanheiros e avaliar possível expansão.
·         Executar a sacha da couve de horto.
·         Colheitas de maça (continuação).
·         Colheita do tomate (continuação).
·         Colheita das abóboras e dos melões.
·         Colheita das Peras.
·         Colheita do pimentão e malaguetas.
·         Colheita da beterraba.
·         Iniciar inventário da quinta.


Os espaços assinalados vão acolher algumas culturas pós-Agosto  nomeadamente couve, alface e nabo. 

 O espaço  abaixo é o souto de Castanheiros que  precisa de limpeza e muito trabalho, pois tem muitas espécies invasoras e precisa de ordenamento e expansão do castanheiro, este mês estou a efectuar alguma consulta em amigos e já agora peço aos leitores do blog se tiverem alguma sugestão de como limpar estes 2 ha com uma inclinação extrema sem grandes custos.. o orçamento que possuo para a sua limpeza e ordenamento é na ordem dos 7500 euros, mas a minha ideia é bem diferente até porque durante a limpeza pretendo poupar os castanheiros pequenos e transplanta-los depois... a consulta que estou  a efectuar é no sentido de angariar mão de obra gratuita (entre amigos) e fazer um grande convívio com um jantarada recheada de peças de caça produzidas na Quinta.

Os pimentões estão fantásticos são ainda resultados de testes... uma vez que sou um aprendiz estou ainda a estabelecer experiências e a conhecer melhor os solos da Quinta, até porque tenho uma variedade imensa de solos com características diferentes.. sem dúvida que para esta cultura o mais importante é o clima e a adubação até porque a produção é óptima em vários solos. Peço desculpa pela qualidade das fotos.. mas como a minha vida profissional não é a agricultura sobra-me apenas os finais de dia e os principios de horas solares para tirar fotos.

As beterrabas foram estreia absoluta na quinta e este ano foi ainda uma experiência bem sucedida que para o ano será já uma realidade a sua cultura.

Os tomates continuam a ser uma das colheitas mais produtivas são muito abundantes e não lhes coloco nenhum fertilizante nem pesticidas. Adoram um pouco de café junto ao caule e uma boa rega. 





 Enquanto uns tomateiros já se encontram no seu auge de produção outros estão ainda a ser transplantados para que poder prolongar a colheita até finais de Outubro ou mesmo inicio de Novembro.

As maçãs continuam o processo de maturação, este ano o fruto não atingiu tamanhos excessivos o que as torna ainda mais saborosas (sobretudo as que conseguiram vingar na árvore).



Os Oregãos lá continuam óptimos no seu espaço reduzido.
     A colheita da cebola vermelha acabou a 30-07, colhi todos os exemplares que tinha na terra, foi a melhor colheita de sempre em tamanho, sabor e qualidade.