terça-feira, 25 de setembro de 2012

Selecção de uvas para vinho.

Nos últimos anos têm aparecido cada vez mais pessoas para participar em vindimas, por isso torna-se necessário fornecer alguma formação para os voluntários desta festa.. 
Então como nem todas as pessoas chegam à mesma hora é necessário explicar os pontos essenciais à medida que se aceitam voluntários.

Então, a reter:
-não se deve meter folhas secas ou verdes junto com as uvas...
-cachos com bagos verdes devem ser apanhados para o chão e não para vinho...
-o corte de uva deve ser feito com alguma atenção verificando se não ficam cachos para trás (isto acontece sobretudo com turistas)...
-nunca andar no mesmo sitio do colega que anda no lado oposto da linha...

Muitos viticultores da zona têm reservado um espaço, ou uma fila para os turistas, pois a maior parte das vezes ficam cachos por cortar e apanham uvas que não servem para vinho ou até folhas...se por um lado um turista pode ser um novo cliente, por outro obriga a um trabalho redobrado de selecção da uva colhida e supervisão do espaço vindimado.

Outra coisa que não pode faltar são as malas de  primeiros socorros, uma vez que alguns voluntários não têm qualquer experiência e aparecem uns golpes nos dedos (provocados pelas tesouras) e até lesões por uso de calçado desapropriado, ou tesoura desapropriada, ou falta de chapéu... outra coisa que para futuro vamos acrescentar aos "primeiros socorros" são comprimidos para a dor de cabeça e digestivos uma vez que algum pessoal esse dia tira a "barriga de misérias" tanto nos petiscos como na bebida...enfim Vindimas são festa e tudo fazemos sempre para as coisas correrem bem... preciso é adaptarmos-nos cada vez mais ao voluntariado existente, pois na verdade representam mão de obra feliz com o pagamento.