sábado, 4 de agosto de 2012

Tipos de agricultura praticados na Quinta.


Como sabem esta Quinta é uma propriedade agrícola que engloba algumas parcelas dispersas e a estrutura de produção orienta-se sobretudo para consumo familiar e gestão de animais.
Usamos técnicas de agricultura pertencentes ao modelo de agricultura tradicional mas também praticamos várias técnicas de agricultura moderna e a cada cultura adaptamos os procedimentos de modo a optimizar a produção reduzindo a pegada no meio ambiente; uma vez que o meio ambiente é a base da nossa sobrevivência.


Agricultura Tradicional (modelo a descontinuar de forma gradual)
1-Práticas descontinuadas na Quinta:
-Agricultura sobre queimada ou uso de queimada para controlar invasoras;
-Uso de químicos para controlar pragas.
2-Práticas que nunca descontinuaremos deste modelo de agricultura:
-Agricultura de Sequeiro.

Agricultura Moderna

Este modelo de agricultura já vem sendo praticado por nós há alguns anos no entanto adaptámos algumas práticas de modo a direcionarmos a exploração agrícola que dispomos para a sustentabilidade, ainda temos um longo percurso a caminhar…mas sentimos que este é o caminho certo.

Neste tipo de agricultura aquela que já representa 51% de toda a produção é a agricultura biológica com incorporação de adubos resultantes da Vermicompostagem. Parece pouco mas consideramos já um longo caminho efectuado, pois ainda há três esta taxa rondava os 5%.

Tendo em conta que pretendemos orientar a produção para a sustentabilidade da família mas também para a sustentabilidade do ecossistema que exploramos estudamos a cada actividade que executamos meios para atingir esses fins.



Bloco de notas da quinta:

Agricultura biológica.

A agricultura biológica é uma agricultura moderna nascida no século XX, faz uso de antigos métodos da agricultura tradicional, como a rotação de culturas, a compostagem da matéria orgânica e o uso de adubos verdes.

Aplica técnicas inovadoras como a mobilização mínima de solos, o controlo biológico de pragas e doenças, máquinas agrícolas com baixo impacto ambiental, etc.

A agricultura biológica está directamente relacionada com o desenvolvimento sustentável.