segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Trabalhos na adega.

Com alguns vinhos ainda por fazer é fundamental manter a adega e todos os utensílios usados sempre bem limpos..não nos esqueçamos que basta uma mangueira ou depósito mal lavado e fica logo uma enorme quantidade de vinho ou jeropiga afectada. 

Agora é a altura ideal para engarrafar os vinhos que ainda sobram da época anterior e libertar espaço para o novo vinho. Caso haja necessidade os vinhos devem analisados por laboratórios independentes e rectificados se necessário...é bem certo que não existem vinhos biológicos. Os vinhos uma vez engarrafados em garrafas ou garrafões não devem ficar na vertical mas sim na horizontal.

Os mostos desengaçados necessitam ainda de cuidados diários e devem ser humidificados por cima pelo menos uma vez por dia.

È necessário pesar os mostos para saber o momento ideal de os filtrar para as cubas.

Os mostos uma vez filtrados e nas cubas não podem ser abafados, para que o processo de fermentação não se interrompa, ao contrário da Jeropiga que tem de estar abafada para que não se inicie o processo de fermentação.

Após a filtragem dos mostos é necessário extrair dos tanques a casca da uva e a graínha e colocar na prensa para extrair o restante liquido..normalmente aproveitado para fazer a água pé. Logo de seguida a devem desfazer-se os ''bolos de casca da uva'' e colocar em sacos apropriados...muito bem fechados para que não apanhe ar até ao momento de levar para o alambique para fazer a aguardente.....normalmente a aguardente faz-se nos dias mais frios e chuvosos que não dá para se trabalhar no campo; assim rentabiliza-se o tempo.