segunda-feira, 25 de julho de 2011

POMAR


Dia 25, foi essencialmente um dia intensivo no meu trabalho full-time, no entanto tive ainda tempo para escrever este post, tratar dos animais (com especial carinho dos perus), colher a maior pesagem de tomate até agora (nesta época), colhi ainda bastante cebola vermelha e branca e muito poucos morangos.
Ontem procedi à limpeza do pequeno pomar, para no mês que vem poder começar a colher as primeiras maças.

As maças estão óptimas, pelo menos as que permaneceram na Macieira, no entanto as condições atmosféricas não têm sido favoráveis e na foto pode ver-se o resultado da presença de Oidio .
Este ano vou poder colher algumas dezenas de quilos de várias qualidades que mais abaixo vou enunciar.
O pomar encontra-se numa região de clima frio no Inverno,esta apresenta condições climáticas favoráveis para a produção de maçãs.
É necessário, aprox. 800 horas de frio, com temperaturas inferiores a 7,2ºC, para um pomar de qualidade.
É essencial efectuar uma poda por alguém experiente na matéria, pois se assim não for a Macieira poderá ter de ser escorada com estacas para as pernadas não partirem com o peso.
O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
USO MEDICINAL DA MAÇÃ:
Excelente para o sistema digestivo e imunológico, elimina as toxinas e dissolve o ácido úrico, reduz o colesterol, previne o câncer digestivo, evita alergias, é óptima para dissolver cálculos dos rins e da vesícula, desinfectante bucal elimina o mau hálito, prisão de ventre, bom para herpes eczema. Combate o artritismo, gota, reumatismo, dor ciática, calmante por natureza proporciona sono relaxante. Atua também no combate a doenças crónicas de pele, na sífilis, auxilia na obesidade promovendo a saciedade, depurador sanguíneo, distúrbios intestinais, colite, tónico cardíaco previne o enfarto do miocárdio, infecções da garganta, fortalece o cérebro, ossos, facilita o funcionamento do fígado indicado ainda na tuberculose, bronquite e asma. Purifica o organismo como um todo, desinfecta e cura sem prejudicar. Como pudemos constatar a maçã é uma fruta de primeira grandeza, que não pode faltar na alimentação de nenhuma pessoa que queira viver de forma saudável.
TIPOS DE MAÇA IDENTIFICADOS NA MINHA QUINTA PART-TIME