terça-feira, 13 de março de 2012

AS FRESAGENS PRIMAVERIS VÃO INICIAR.

As fresagens primaveris são na sua maioria executadas no mês de Março, no entanto já em Dezembro estes terrenos foram lavrados, adubados e fresados. Todos os terrenos destinados às sementeiras e plantações primaveris vão ser capinados e fresados para que a prática de sementeiras e plantações seja facilitada.

O tractor mais requisitado da quinta com a capinadeira engatada.

Um tractor é um veículo exigente e requer manutenção e respeito das regras básicas de segurança. O manobrador zela sempre pelo seu bom funcionamento e deve todos os dias de manhã verificar os níveis de água no sistema de refrigeração, a lubrificação dos copos de massa consistente, os níveis de combustível, os níveis do óleo da caixa, motor e hidráulicos, a afinação do terceiro ponto e ainda verificar o estado da correia do alternador e se necessário afinar, deve executar essa afinação em frio e nova afinação após um quarto de hora de trabalho, uma vez que a correia dilata com a temperatura e fica frouxa podendo não mover a ventoinha e assim o tractor aquece podendo danificar a cabeça do motor, enfim deve ainda verificar se a alfaia que está a usar se encontra correctamente engatada. 
Óleo de hidráulicos. 
Uma vez no campo o manobrador deve ajustar a alfaia que usa às condições do terreno e da cultura que vai executar, por exemplo, no caso de sementeiras ou plantações deve afinar a alfaia ajustando à largura exacta dos regos.


Máquina de lavar de alta pressão para lavar as alfaias no fim
dos trabalhos.
No final de cada trabalho é fundamental lavar o filtro (a ar ou óleo) e lavar a alfaia, quando ao tractor só poderá ser lavado em frio para não danificar nada, uma vez que no fim de um dia de trabalho existem partes do tractor que se encontram em altas temperaturas.

Pequeno depósito de gasóleo agrícola
que transporto para os vários
sectores da Quinta, afim de não interromper tarefas.
Agora vai finalmente começar a andar o cheiro a lavouras no ar. É tempo de intensificar os trabalhos, alargar os horários e aproveitar o tempo ao máximo, pois a colheita primaveril depende do trabalho investido nos meses de Março, Abril e Maio.

A partir do fim de Março praticamente todas as culturas funcionam (quando regadas devidamente), por favor vamos dar vida a este país de campos abandonados e alimentar essa carteiras vazias que dependem do hipermercado para tudo o que se consome, existem até culturas que subsistem quase sem água, depois dos primeiros passos vão ver que nunca mais vão conseguir estar sem uma horta por mais pequena que seja...até uma parede serve para instalarem a vossa horta e informação não falta...nem que seja em brasileiro. 

RELEMBRO QUE:


A leitura deste blog pressupõe um incentivo à protecção dos solos e da água, à rejeição de alimentos com produtos tóxicos, à promoção da biodiversidade, à preservação das espécies animais e vegetais; assim como, à protecção das gerações futuras (indirectamente). Enfim, este blog representa uma luta contra o consumismo e a dependência alimentar que nos é imposta por grandes grupos económicos e até pelo Governo da Republica.
Mais do que um simples registo de actividades, este blog representa uma filosofia de vida baseada na sustentabilidade e fuga à mentalidade vigente de abandono agrícola, num país abençoado para a produção alimentar sustentável.