domingo, 1 de julho de 2012

Prunus persica - Pessegueiros



Esta foi mais uma colheita de um mês difícil de superar em termos de produtividade. Este ano a lepra não atacou os Pessegueiros, a colheita vai estender-se ainda até Julho. 

"O pessegueiro (Prunus persica) é uma pequena árvore, nativa da China, de folhas alternas e serradas,flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave." in Wikipédia

Também colhemos algumas Nectarinas  (pêssego careca) mais não dispomos de nenhuma foto com qualidade aceitável.

Solo
O pessegueiro é uma planta que não tolera excesso de humidade, ou valores elevados de calcário activo. Não suporta solos com calcário activo superior a 8%, sobretudo quando o porta enxerto é franco, e em condições de asfixia, não devem ser ultrapassados os 3%. Actualmente a selecção de novos porta enxertos permite a utilização de solos com 15 a 18% de calcário activo. O pessegueiro requer solos com espessura efectiva superior a 80 cm, de textura franco arenosa, bem drenados, bem estruturados e com pH neutro a ligeiramente alcalino.

Polinização
Os pessegueiro que temos na Quinta são autoférteis, isto é, uma grande percentagem da frutificação provém de autofecundação. Apesar disso, os insectos, principalmente as abelhas, desempenham um papel importante neste processo, como aliás já vimos neste blog. 

Pragas e Doenças
Entre as doenças causadas por fungos destacam-se a Lepra (Taphrina deformans), o Chumbo (Chondrostereum purpurueum), o Oídio (Sphaerotheca pannosa var. persicae) e as Podridões dos frutos (Monilia laxa e Monilia fructigena). As pragas com maior importância são os Afídeos, Cochonilha de S. José (Quadraspidiotus perniciosus) e Mosca do Mediterrâneo (Ceratitis Capitata). O controlo das pragas e doenças é muito importante determinando a qualidade dos frutos e a sua conservação.