sábado, 24 de março de 2012

SERPÃO - A aromática de requinte.

Esta é a minha aromática favorita até porque abunda nos campos da minha terra natal que é Fajão. E todos os meus antepassados a utilizaram e utilizam intensamente no cabrito assado, na chanfana, nas azeitonas, nos guisados e principalmente no bucho de porco com arroz e nos maranhos.

Na sector quinta de Nossa Senhora da Guia tenho várias plantas desta estirpe silvestre do tomilho e trato-as com o máximo carinho até porque estas ervas têm o cheiro da minha infância.

Na Quinta da Fonte Coberta tenho poucas plantas apenas aquelas que a minha sogra me ofereceu e que fiquei muito grato, pois (quem me conhece)sabe que é sem dúvida a melhor prenda que me poderiam oferecer.

O odor fantástico deste planta (quando tocado) pode ser sentido a vários metros de distância e uma receita onde ela esteja presente é uma receita que prima pelo sabor requintado. Esta não existe no mercado, ainda que há uns tempos tenha visto uma planta à venda em Aveiro com este nome mas quando lhe peguei rapidamente verifiquei que se tratava de tomilho e garanto que não tem nada a ver.


Sem comentários: