domingo, 2 de setembro de 2012

Colheita do Tomate cereja...

Hoje foi mais um dias de óptima colheita, esta foi realizada pela pessoa que amo... há uns dias publicámos um post onde referíamos que utilizávamos este tomate ao longo do ano para as mais variadas receitas na cozinha...e recebemos um email que nos questionava como armazenar e que tipo de utilizações, por achar essa questão pertinente decidimos postar aqui uma resposta à estimada leitora Graça Silveira.

Na verdade nós consumimos dezenas de kilos de tomate cereja ao longo do ano, congelamos sem píncaro e apenas lavado, outro processo de congelação é em concentrado fazemos cubinhos prontos a adicionar aos refogados, sopas entre outros...uma das maneiras de reduzir a acidez será acrescentar cebola ou alho conforme o gosto (nós preferimos o alho) outra maneira de adaptar o sabor da polpa/molho de tomate é usando azeite, óleo, limão...na nossa casa não entram polpas de tomate dos supermercados com químicos nós fabricamos o nosso molho de tomate ainda que tenha que passar pela congelação.

As nossas receitas favoritas onde usamos o tomate congelado (fora da época) são:

1 Caldeirada de bacalhau fria ..é um prato divinal com este tomate.
2 Caldeiradas de vários peixes.
3 Arroz com vários peixes e mariscos.
4 Trutas do Ceira no forno em cama de legumes..
5 Espetadas de tomate cereja, queijo mozzarela e manga (não congelado).
6 Arroz de tomate...aqui é necessário o toque do alho no refogado...

Enfim poderia postar aqui inúmeras outras utilizações, tais como, molho de frango no churrasco com o tomate e as nossas malaguetas... ou até molho para bifanas..resumindo usamos o molho de tomate substituindo todas as polpas e molhos que se possam comprar nos supermercados no entanto usamos outros ingredientes naturais para adaptar os sabores ao nosso gosto...enfim inventamos muito porque gostamos do tomate cereja de qualquer maneira... espero ter ajudado com esta resposta. 



Nota explicativa:
Por respeito às pessoas que visitaram este blog e efectuaram comentários no passado informo que fomos obrigados a apagar todos os comentários, por razões que já aqui explicámos, o nosso pedido de desculpas...no entanto volta a ser possível comentar o Blog ainda que com comentários moderados, serão publicados todos os comentários que estejam relacionados com as temáticas que aqui abordamos, ou seja, tudo o que se relacione com o slogan que nos motivou a criar o blog:

A leitura deste blog pressupõe um incentivo à protecção dos solos e da água, à rejeição de alimentos com produtos tóxiccos, à promoção da biodiversidade, à preservação das espécies animais e vegetais; assim como, à protecção das gerações futuras (indirectamente). Enfim, este blog representa uma luta contra o consumismo e a dependência alimentar que nos é imposta por grandes grupos económicos e até pelo Governo da Republica.

Mais do que um simples registo de actividades, este blog representa uma filosofia de vida baseada na sustentabilidade e fuga à mentalidade vigente de abandono agrícola, num país abençoado para a produção alimentar sustentável.





CHEGARAM AS NOZES.

DECLARAMOS OFICIALMENTE ABERTA A ÉPOCA DAS NOZES EM PARALELO COM AS VINDIMAS...