terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aproveitamento do engaço para aguardente.

É tempo de acondicionar os últimos engaços sem que os mesmos apanhem ar, ou ainda melhor será colocá-los em sacos e usar uma bomba de vácuo. Uma vez que não usamos bomba de vácuo adquirimos uns sacos próprios resistentes (pouco) e com fecho hermético e enchemos com o engaço, para que fiquem intactos sem ganharem bolor até ao momento de fazer a aguardente...e porque os guardamos?

Os engaços poderiam já ir para o alambique ou para a destilaria e fazer-se já a aguardente, mas como aqui o tempo é bem gerido os engaços são guardados para se fazer a aguardente nos dias de chuva em que não se possa ter nenhuma actividade no campo.


2 comentários:

Cathy disse...

Bom dia!
Por aqui é frequente deixar o "engaço" (aqui chamam cadraço)na prensa em que todos os dias leva um ajuste na prensagem.
Outro método é colocá-lo em sacos das vindimas, atá-lo bem justo e virá-lo com a boca para baixo.
A vindima foi no dia 29 e vai para o alambique só no dia 22, juntam-se vários produtores (2 ou 3 com pequenas quantidades) e dividem as "alambicadas", uns levam a lenha, outros a "bucha" (comida).

Fernando B disse...

Muito obrigado pelo comentário, escreve para acrescentar conhecimento e ajuda-nos a perceber melhor o léxico inerente ás matérias em questão. Aqui o cardaço/engaço também passa pela prensa e pelo que percebo é muito semelhante ao da seu região..no entanto há pessoas que entregam ás destilarias e aí o espírito já não é o mesmo.

Cumprimentos,