terça-feira, 1 de maio de 2012

Pragas e Doenças das Plantas

É muito difícil realizar culturas orgânicas num espaço quando as explorações agrícolas em torno da Quinta praticam agricultura tradicional, enfim ainda o mês passado tive de ir à farmácia agrícola buscar alguns produtos que por mim não usava nunca mais, mas tive de optar por perder culturas ou tratá-las com recurso a químicos tenho uma cultura de alface na Horta dos Cães e o meu vizinho tem também uma cultura de alface junto a esta horta já o tentei consciencializar dos perigos para o ecossistema e para a sua própria saúde que representam os agrotóxicos mas não valeu de nada...pois as suas alfaces tinham um piolho que veio de umas alcachofras que já abateu e agora efectuou uma cura, como é bom de ver a piolhagem deslocou-se em procissão até ás minhas alfaces  orgânicas.....  Muitas são as pragas, as doenças e os acidentes fisiológicos que podem afectar as plantas hortícolas, ornamentais e as árvores de fruto; o seu conhecimento e a sua identificação assumem, por conseguinte, grande importância para todos os interessados em manter a sanidade das culturas, das ornamentais e até dos relvados. 
A maior praga que a Quinta enfrenta é a invasão de Giestas no Souto nascem a um ritmo descontrolado que não consigo controlar, mas aqui enfrentam-se inúmeros ataques como é o caso das Silvas e das Seguses, os Carrascos estão controlados existem mas não permito a sua proliferação.


A maneira mais usada actualmente para combater as pragas na agricultura são os pesticidas, produtos químicos que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Entre eles, podemos encontrar os insecticidas, herbicidas, fungicidas, racticidas e outros. Além de serem tóxicas, essas substâncias mantêm-se no solo por muitos anos e, pela cadeia alimentar, vão se acumulando no corpo dos animais e do ser humano, causando doenças graves até a morte.


A agricultura deve ser tida como um todo e com os conhecimentos que já dominamos sabemos que temos de evitar ao máximo o uso de químicos e reinventar os nossos métodos rebuscando sabedoria ao passado e reutilizando práticas que nos permitam abandonar os químicos artificiais e adoptar práticas preventivas, com o conhecimento que já dominamos é preciso sobretudo consciencializar que a agricultura biológica tem grandes vantagens para todos.

Sem comentários: