sexta-feira, 13 de abril de 2012

Batata de Regadio

Durante o mês de Abril é altura ideal para executar a sementeira da batata em hortas de regadio, esta batata é muito mais rápida a germinar e o seu ciclo é mais curto, no entanto também não é tão boa em termos qualitativos como a de sequeiro...a de sequeiro é a verdadeira filha da natureza.

Horta da Ponte - sementeira com 4 dias em regime regadio.

A zona mais escura é a zona de batata de regadio na Horta do Xico (parceria com a Quinta)
Bloco de notas da Quinta:
A semente da batata deve ser espalhada um mês antes de ser cortada em local fresco e escuro para que os rebentos desenvolvam e sejam assim mais fácil dividir a semente da batata aproveitando cada rebento para uma batateira.


Os terrenos destinados a esta cultura devem ser lavrados no Inverno e devidamente adubados com estrume natural quando são fresados para que o estrume fique bem misturado com a terra...com alguma água e sem geadas tardias esta é uma cultura sempre muito generosa e rentável, na Quinta a batata foi semeada a pensar em todo o ano... mais para frente vou falar-vos da sua conservação em modo orgânico e no aproveitamento da semente para a cultura do próximo ano.


Amigos mãos ao trabalho; vamos evitar a importação de batata de baixa qualidade dos nossos vizinhos espanhóis..esta cultura é do mais simples que existe e pode garantir produção para todo o ano.

Sem comentários: