domingo, 26 de fevereiro de 2012

Agrometeorologia na Quinta

Depois da discussão literária voltamos então à aprendizagem agrícola. Na Quinta o clima é um factor determinante da boa ou má produção. As noções básicas que já tenho nesta altura já fizeram a Quinta evoluir de patamar e adoptar um novo estilo agrícola. Sempre que lançamos sementes à terra devemos ter em conta vários factores relacionados com o clima, aliás a maioria das tarefas agrícolas estão intrinsecamente ligadas ao clima. Assim a informação agro-metereológica é da maior importância para o planeamento das actividades agrícolas e para a tomada de decisões.


A sementeira da batata ocorreu a 11 de Fevereiro e foi um risco que decidi correr, pois já sabia que as previsões apontavam para um mês de Fevereiro muito seco, no entanto não podemos realizar todos os projectos só quando temos a certeza dos seus resultados e por vezes é necessário arriscar. No entanto abortei a cultura da aveia baseado nas previsões de seca e foi uma aposta ganha, pois se a semente tivesse ido para a terra teria perdido a cultura e a semente.


As reservas de água encontram-se a cerca de 20% e a alface de inverno só cerca de metade vai ser colhida para alimentação humana.


A cultura que tem resistido mais a esta seca tem sido o alho-comum.







Sem comentários: