quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plano Mensal de Trabalhos - CONCLUSÃO

Nas pesquisas que vou efectuando na web, em livros e junto de agricultores costumo ficar com a ideia que (sobretudo na Horta) o Outono e o Inverno são uma época de quase estagnação agrícola, todavia, agora que já começo a entender um pouco mais de horticultura  percebo que a época pode ser tão abundante (ou até mais) do que o ciclo Primavera - Verão, é necessário explorar as culturas de inverno ao extremo, pois trata-se de uma época em que a água abunda e se gestão de trabalhos for bem orientada esta época é ainda mais trabalhosa do que o ciclo quente.
Agora começo a entender a importância de possuir sementes locais, são fundamentais para o sucesso do agricultor, são até mais importantes do que uma protecção a cobrir as plantas da geada. Pois existem sementes que não só se adaptam ao solo, como também às condições climatéricas do local onde foram concebidas.

Sugestão:

Amanhã é feriado e tudo aponta para um dia com condições climatéricas favoráveis a sementeiras e plantações, será um óptimo dia para:

- semear alhos (pois segundo o ditado "pelo Natal bico de pardal"),
-semear aveia para o gado (pois, estes dias de bom tempo colocaram os solos em óptimo estado para esta prática),
-semear favas,
-semear cebolo,
-semear agriões,
-efectuar podas de Nogueiras bravas,
-efectuar adubação de terrenos.


Leitores do Blogue pelo mundo:




Sem comentários: